Baterias são essenciais nos sistemas isolados de energia solar fotovoltaica.

Responsáveis pelo armazenamento de energia, baterias são essenciais nos sistemas isolados de energia solar fotovoltaica.

Dentro dos sistemas de energia solar fotovoltaica, as baterias são específicas nos sistemas isolados (off-grid) e têm a função de armazenamento de energia. Desta forma, quando há pouca ou nenhuma incidência solar, como em dias nublados ou nos períodos noturnos, elas asseguram o abastecimento do sistema, permitindo aos outros equipamentos que continuem operando normalmente.

Elas compõem o único tipo de equipamento dentro do chamado bloco de armazenamento dos sistemas fotovoltaicos. Suas taxas de carga e descarga são garantidas pelos controladores de carga, que controlam o fluxo de energia que entra e sai, preservando sua estabilidade química. Se elas são descarregadas ou carregadas muito rapidamente, isso prejudica sua vida útil a longo prazo. Sem o controlador, o risco é que a vida útil delas seja até diminuído.

O tipo mais comum adotado nos sistemas isolados são as chamadas estacionárias comuns, destinadas majoritariamente a funções que demandam por uma corrente elétrica moderada durante períodos mais longos, ao invés de sobrecargas durante poucos segundos. Têm um ciclo mais longo, com vida útil variando entre 3 e 5 anos, em média. São modelos com placas mais grossas, para suportar descargas mais profundas.

Existem diferentes e variados tipos disponíveis no mercado. E é sempre importante ressaltar que não é nada adequado tampouco eficiente utilizar baterias automotivas em sistemas de energia solar fotovoltaica. Elas possuem vida útil estimada em dois anos. E por conta do alternador, estão sempre carregadas. Além disso, suportam aproximadamente apenas 10% de sua capacidade total.